As manchinhas da sua pele costumam te incomodar? Você não é o único. A verdade é que grande parte da população é afetada por essa situação, que apesar de ser bastante comum, acaba deixando muita gente desconfortável. Mas, existe uma solução para esse problema: o clareador facial! Hoje já é possível encontrar tratamentos nanotecnológicos, que penetram as camadas mais profundas da pele. A associação de ativos clareadores, antioxidantes e hidratantes, pode potencializar a função de tratar as manchas com o uso contínuo.
Quer descobrir como funciona e como utilizar o clareador facial da melhor maneira? Então, continue a leitura!
Afinal, o clareador facial é eficaz no tratamento de manchas?
De começo, é importante deixar claro que pomadas hidratantes e receitas caseiras à base de maisena, açúcar e limão, não são capazes de clarear manchas da pele, tá? Para conquistar uma pele uniforme, é necessário investir em uma rotina de cuidados, que inclua o uso de um bom clareador facial. O legal é que, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores são as chances de o clareamento ser bem sucedido.
Na hora de escolher o seu clareador facial, observe os ativos presentes na composição. Os ácidos são ótimos para essa finalidade, porque são bastante eficientes na eliminação de manchas mais resistentes. O Ácido Kójico, por exemplo, é uma maravilhosa opção para se livrar das manchas! Ele não é fotossensibilizante, por isso, o uso durante o dia é liberado e pode ser aliado a um bom protetor solar.
O Alfa Arbutin também é um ótimo ativo, que tem a capacidade de clarear as manchas e promover um tom uniforme na pele. Diferente da hidroquinona, o Alfa Arbutin não apresenta risco de lesão quando entra em contato com a pele, não causa irritação e não tem nenhuma contraindicação. Já os produtos que têm hidroquinona na composição, só podem ser vendidos com prescrição médica e não devem ser usados sem a supervisão de um dermatologista ,devido aos diversos efeitos colaterais. Fica aqui o alerta.
Ah, outro ativo poderoso é a vitamina C! Isso mesmo!!! Além de ajudar na manutenção da imunidade, a vitamina C também é capaz de clarear manchas e ainda potencializar o efeito do protetor solar. Quem diria, né?
É provável que você já tenha ouvido falar no ácido salicílico (BHA). É uma substância excelente para remover os cravinhos, diminuir cicatrizes e manchas de acne e clarear as manchas da pele. Ao proporcionar uma descamação da camada mais externa da pele, o resultado após o uso do ácido salicílico é uma superfície livre de marcas, mais uniforme e com os poros desobstruídos.
Tipos de manchas na pele
As manchas podem surgir por diversos motivos, que variam entre a genética, alterações hormonais e hábitos diários. Elas podem ser escuras, mais claras ou apresentar outras colorações. Mas, de um modo geral, grande parte das manchas são causadas por um desequilíbrio na quantidade de melanina produzida no nosso organismo. Elas podem aparecer tanto no rosto como no corpo e tendem a piorar se forem expostas ao sol por muito tempo.
Saiba como identificar os tipos de manchas:
Manchas escuras no rosto
O surgimento do melasma é bastante comum durante a gravidez e também na menopausa, por isso o problema está inteiramente relacionado às variações hormonais. As manchas escuras surgem nas maçãs do rosto, no buço e na testa. Elas costumam agravar quando expostas ao sol. Por isso, além de investir em um bom protetor solar, evite locais com calor excessivo, como forno de cozinha ou entrar em carros abafados, estacionados por um longo período no sol.
Manchas causadas pelo sol
Elas surgem nas mãos, braços, rosto e pescoço. Além disso, geralmente aparecem em pessoas com pele clara, que se expõem ao sol por um período prolongado, sem protetor solar. Embora o problema seja mais comum em pessoas com mais de 40 anos, pessoas jovens também podem desenvolver as manchas.
A utilização de clareadores faciais pode ser uma ótima opção de tratamento, mas o uso do laser e peeling, também podem trazer ótimos resultados. Mas olha, quando existe um número grande de manchas, é recomendado ir ao dermatologista, tá? A presença de muitas manchas pode indicar um risco elevado de câncer de pele. Por isso, o médico deve avaliar e ver se o risco existe ou não.
Manchas vermelhas
Normalmente, esse tipo de mancha está relacionado à alguma alergia e pode provocar coceira. Elas podem aparecer após a ingestão de alguns alimentos, como camarão ou amendoim; depois de aplicar algum produto na pele, como perfumes ou cosméticos; ou após usar algum objeto como pulseiras ou colares em bijuteria. Nesse caso, antes de iniciar qualquer tratamento, procure um dermatologista para descobrir a causa da alergia.
Micose ou pano branco
Várias manchinhas brancas pelo corpo? Pode ser pano branco, que também é conhecido por ser uma micose de praia. Mas, geralmente, as pessoas não se contaminam na praia, o que acontece é que o bronzeamento acaba evidenciando ainda mais as manchas. Procure um dermatologista para tratar o problema.
Mancha de diabetes
Pessoas que têm resistência à insulina, excesso de peso ou diabetes podem notar o aparecimento de manchas escuras ao redor do pescoço, axilas e por baixo da mama. Cremes clareadores podem ser uma ótima opção nesses casos, mas, ainda assim, é recomendado a visita a um profissional da dermatologia.
Manchas provocadas por acne
As inflamações causadas pelas espinhas podem deixar muitos vestígios na pele, como manchas e cicatrizes, mas por meio de uma rotina de cuidados, elas podem ser tratadas e evitadas. Sabia que as chances de desenvolver manchas causadas pela acne, aumentam quando o hábito de usar o protetor solar é negligenciado ou quando as espinhas são espremidas? Pois é, manipular as lesões pode intensificar a inflamação e causar uma infecção. Isso facilita a formação de cicatrizes e escurecimento da pele.
O recomendável é investir em dermocosméticos com ação secativa, já que eles reduzem a inflamação das espinhas e a oleosidade da pele. Mas, se as manchas já estão presentes, aposte em um bom clareador facial.
Manchas provocadas pela catapora
Em primeiro lugar, tente evitar o surgimento das manchas e cicatrizes. Ficar sem coçar as feridas é difícil, principalmente para as crianças, mas isso pode garantir uma pele lisinha quando a doença for embora. Também é bom deixar claro que os tratamentos para esse tipo de mancha só devem ser iniciados depois que a catapora estiver completamente curada, okay? Mas, cremes clareadores aliados à esfoliações podem trazer um ótimo resultado. Além disso, evite exposição solar e use protetor diariamente.
O protetor solar será seu aliado no tratamento
Os cuidados diários de uma pele com manchas, deve incluir o uso de um bom protetor solar. Você sabe o motivo? É que as manchas escuras pioram ou reaparecem com a exposição solar e o uso desse produto evita que isso aconteça.
Combinar clareador facial e protetor solar pode ser uma ótima pedida, mas fique atento, alguns clareadores são específicos para o uso noturno, tá? Preste atenção na composição e escute o seu dermatologista.
Conheça o Clareador Facial Clarify
Se você estava procurando por um clareador, que seja capaz de melhorar até as manchas mais resistentes, sua busca acaba aqui! Com oClareador Facil Clarify da Pharmapele, a sua pele vai ganhar uma aparência mais jovem e saudável. O produto associa 8 ativos clareadores, antioxidantes e hidratantes, que agem na prevenção e clareamento de manchas provocadas pela idade, sol, gestação e catapora.
le também pode ser aplicado em outras áreas escurecidas do corpo, como axilas e virilha. Além disso, ele pode ser associado ao protetor solar! A sua pele vai ficar visivelmente mais clara, hidratada e macia, após dois meses de uso, segundo os resultados comprovados cientificamente. Um produto completo, né? Não tem desculpa para não dar a atenção que a sua pele merece!