Filtro solar físico ou químico? Saiba a diferença.

O protetor é um item indispensável no cuidado diário da pele, pois ajuda a proteger contra os raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol. A exposição excessiva à radiação solar pode resultar em uma série de danos ao organismo como queimaduras, manchas escuras, envelhecimento prematuro da pele e até câncer.

Para proteger seu organismo das ações nocivas resultantes da exposição ao sol, o uso de um bom filtro é fundamental. Sendo assim, a fotoproteção é um cuidado que vai muito além da questão estética, pois influencia diretamente na sua saúde.

Para te ajudar a encontrar o filtro solar ideal, preparamos umas dicas com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

por que usar filtro solar

Por que usar filtro solar?

Imagino que você já saiba que é preciso passar protetor solar todos os dias, faça chuva, sol ou mesmo que o tempo esteja nublado. Essa rotina é fundamental na prevenção de doenças de pele, especialmente em um país onde a incidência solar é tão intensa como o Brasil. 

Mas, cá entre nós, você usa protetor solar mesmo quando não vai à praia?

Utilizar filtro solar diariamente é cuidar-se e viver com mais saúde. E o melhor jeito de começar um hábito é partindo para a ação. Por isso, sempre que for se expor ao sol, não esqueça de levar seu maior aliado!

Para que ele possa exercer adequadamente sua função, é preciso escolher o produto correto de acordo com o seu tipo de pele.

Qual protetor solar escolher? Físico ou químico?

Você sabia que existe mais de um tipo de protetor solar? É que o produto pode ter na sua formulação filtros químicos ou físicos, e ambos têm características específicas e agem de maneiras diferentes.

Para saber qual se adapta melhor às suas necessidades, é só continuar lendo a matéria!

Filtro solar químico

É a versão mais comum e fácil de encontrar nas prateleiras. Possui moléculas que absorvem a radiação ultravioleta transformando-a em radiação de baixa energia.

Desta forma, ele cria uma proteção química na camada da pele, que reage com a radiação solar e bloqueia a sua penetração.

Filtro solar físico

Conhecido também como inorgânico, ele é composto por minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que fazem uma barreira protetora na pele. Assim, os raios são refletidos pelo filtro, auxiliando na prevenção do fotoenvelhecimento.

Qual é o melhor?

Depende, não existe um filtro perfeito, mas sim aquele indicado para cada tipo de pele! Cada um tem suas características e necessidades específicas, por isso é sempre importante consultar um profissional. Ele vai orientar o que é melhor para você, o importante é não deixar de usar!

Se você não tem nenhuma restrição como alergias, irritações ou qualquer outro problema de sensibilidade na pele, pode se jogar no filtro químico. Ele costuma ter uma consistência mais leve, além de ser multifuncional, com substâncias antioxidantes e características que ajudam até no clareamento e rejuvenescimento da pele.

Ao contrário dos químicos, os filtros físicos não têm substâncias que podem ser absorvidas pela corrente sanguínea, causando alergia, irritação e vermelhidão.

Como os filtros químicos têm maior potencial de irritação, os físicos são mais indicados para crianças, alérgicos, grávidas, pessoas com melasma ou que fizeram procedimentos estéticos há pouco tempo e estão com a pele sensibilizada.

A desvantagem dos filtros físicos é que eles costumam ser lembrados pela textura grossa e esbranquiçada, difícil de espalhar, por isso, pessoas com a pele muito oleosa devem passar longe. Já existem produtos no mercado com novas formulações e texturas têm deixado esse efeito indesejável no passado.

Os melhores produtos!

Seja qual for a sua necessidade e escolha, não deixe de encontrar o filtro perfeito para te proteger.

A Pharmapele dispõe de 2 linhas de fotoprotetores: A Fotosense, que utiliza filtros químicos; e a Mineral Defense, que utiliza exclusivamente filtros físicos em sua composição.

Fotosense

A linha é composta por Protetor Solar corporal FPS 30, Protetor Facial Extrasseco FPS 50, Fotosense FPS 70 com cor, recomendados para todos os tipos de pele. Sua fórmula moderna absorve a oleosidade, promovendo efeito mate e um sofisticado toque seco e aveludado. 

Foi desenvolvido especialmente para peles oleosas, por isso ajuda a controlar a produção de sebo das glândulas sebáceas, evita o entupimento dos poros, a formação de acne e o excesso de brilho.

Contém ainda, Vitamina E que proporciona ação antioxidante, anti-inflamatória e rejuvenescedora.

Mineral Defense

Apesar dos filtros físicos que existem no mercado serem associados a uma textura grossa e esbranquiçada, o Mineral Defense da Pharmapele, é exatamente o contrário. Ele é ultraleve, fluido, tem textura aveludada, não deixa a pele branca e ainda disfarça as imperfeições.

Agora que você já sabe qual é a importância do protetor solar na sua rotina e a diferença entre eles, qual você escolhe:  Fotosense ou Mineral Defense?