Manchas na pele: entenda suas causas e saiba como tratar

As manchas na pele são um problema que causam desconforto estético à grande parte das pessoas. Podendo surgir pelos mais diversos motivos, as manchas possuem, geralmente, um aspecto acastanhado, como aquelas decorrentes de inflamações e exposição solar desprotegida, mas podem adquirir uma coloração avermelhada, quando causadas por condições como rosácea, ou até mesmo esbranquiçada, em caso de vitiligo, por exemplo. 

Por isso, antes de optarmos por qualquer tipo de tratamento para essas alterações, seja através do uso de cosméticos ou da realização de procedimentos estéticos, é preciso conhecermos os diferentes tipos de manchas na pele. 

Quer entender as principais causas das manchas na pele e como tratá-las? Continue sua leitura e tire suas dúvidas!

O que são as manchas na pele?

o que são manchas na pele

As manchas na pele são caracterizadas pelo acúmulo ou ausência da melanina, pigmento que dá cor à pele, conferindo à região afetada uma coloração mais clara ou escura que o restante do tecido cutâneo. 

Possuindo uma grande variedade de causas, que vão definir as características da alteração, as manchas na pele podem ser resultado de fatores externos, como exposição solar excessiva, traumas na superfície cutânea ou até mesmo a utilização de certos medicamentos, ou fatores internos, como predisposição genética, distúrbios hormonais e características raciais. 

Além disso, as manchas também podem ser causadas pela ação de cosméticos como ácidos com ação descamativa, perfumes, produtos formulados com frutas cítricas ou até mesmo pelo contato direto com elas.

Descubra os diferentes tipos de manchas

diferentes tipos de manchas

Como possuem diferentes causas, as manchas podem apresentar diferentes tamanhos, formas e cores, cabendo ao dermatologista diagnosticá-las corretamente para recomendar o tratamento adequado. 

Por exemplo, as manchas na pele podem ser melanoses solares, que consistem em manchas marrons que surgem principalmente no dorso das mãos e antebraços em indivíduos com mais de 40 anos devido à exposição solar desprotegida ao longo da vida. 

Outro tipo comum de manchas são as efélides, popularmente conhecidas como sardas, que consistem em pequenos pontos castanho-claros que surgem no rosto. De caráter hereditário, tendem a aparecer já na infância, principalmente em ruivos e pessoas de pele clara.

Após traumas ou processos inflamatórios como acne, dermatites, picadas de insetos e queimaduras, também podem surgir na pele manchas escuras chamadas de hiperpigmentações. As olheiras, por sua vez, são alterações roxas e acastanhadas que surgem ao redor dos olhos, devido ao acúmulo de melanina, dilatação dos vasos ou noites mal dormidas.

Outro tipo de mancha muito comum, principalmente em mulheres grávidas, é o melasma, que consiste em uma dermatose caracterizada por manchas escuras ou acastanhadas que surgem, geralmente, no centro da face, no buço, no maxilar e no queixo. 

Essas manchas pigmentadas desenvolvem-se e aumentam de intensidade com a exposição solar, que é estimulante da formação da melanina, e não possuem cura, sendo consideradas uma condição crônica. 

Por fim, existe ainda o melanoma, que, na verdade, não é uma mancha, mas sim um tumor que surge na pele na forma de pintas grandes, assimétricas e com borda e cor irregular. Causado por fatores como predisposição genética e exposição solar desprotegida, o melanoma figura como o tipo mais letal dos cânceres de pele e ocorre quando há algum defeito nas células produtoras de pigmento do tecido cutâneo. 

A rosácea pode ser a causa das manchas vermelhas na pele?

manchas vermelhas na pele

As manchas vermelhas na pele podem ser causadas por uma série de condições cutâneas, como dermatites, alergias, psoríase e micose. Porém, entre as causas mais comuns das manchas vermelhas na pele está a rosácea, doença vascular inflamatória crônica que causa sensibilidade e manchas vermelhas, além de fazer com que apareçam vasos finos, pápulas e pústulas. 

Afeta principalmente mulheres e deve ser controlada para evitar que evolua para um quadro mais sério, com consequente espessamento e dilatação dos folículos. Por isso, caso você note alta sensibilidade e o surgimento de vasos, pústulas e manchas vermelhas na pele, o ideal é procurar um dermatologista, que poderá realizar um diagnóstico e recomendar o melhor tratamento.

As manchas vermelhas na pele causadas pela rosácea, apesar de não possuírem cura, podem ser controladas através do uso de sabonetes específicos para pele sensível, protetor solar com alta proteção UVA e UVB e pomadas antimicrobianas e antiparasitárias. Dependendo da gravidade do caso, o médico também poderá prescrever medicações orais e indicar a realização de procedimentos com laser ou luz pulsada.

Como tratar as manchas na pele?

como tratar

O tratamento vai depender do diagnóstico. Entretanto, no geral, os tratamentos consistem na utilização de cosméticos formulados com ativos clareadores, combinados ao uso diário de fotoprotetor. 

A Pharmapele conta com uma série de produtos formulados especialmente para ajudar no clareamento de manchas na pele, como o Clareador Facial Clarify, um tratamento nanotecnológico intensivo que traz 8 ativos clareadores, antioxidantes e hidratantes que agem de forma sinérgica na prevenção e clareamento das manchas mais resistentes. Entre os destaques da fórmula do produto estão a Vitamina C Nanoesferizada, que inibe a produção excessiva de melanina para amenizar e prevenir as manchas, e o Skin Whitening Complex, ativo que atua em diferentes pontos do processo de pigmentação da pele de forma comparável à Hidroquinona, mas sem causar irritação, vermelhidão ou sensibilidade.

A Máscara Detox Secativa com Argila e Minerais Vulcânicos é outro produto presente no catálogo da Pharmapele que possui alto potencial clareador, visto que a argila e os minerais vulcânicos presentes na fórmula são capazes de uniformizar o tom da pele, deixando-a revigorada e com aspecto saudável. 

E para aqueles que preferem apostar no potente poder antioxidante e clareador da Vitamina C, a Pharmapele conta com o Booster de Vitamina C 25%, um sérum com textura leve e fluida para todos os tipos de pele que proporciona 41% a mais de penetração de Vitamina C, garantindo ação despigmentante eficaz, sendo assim ideal para prevenir as manchas causadas pelo sol.

Além do uso de cosméticos clareadores, procedimentos estéticos que visam o clareamento das manchas na pele, como peelings, microagulhamento, microdermoabrasão e laser, também podem ser realizados de acordo com orientação do médico dermatologista.

Além de tratar, saiba como prevenir as manchas

manchas na pele

A boa notícia é que é possível prevenir o surgimento de manchas na pele através de uma medida simples: apostar no uso diário de fotoprotetor, que deve ter, no mínimo, FPS 30. Esse produto é fundamental na rotina de cuidados com a pele para que manchas decorrentes da exposição solar e inflamações não se desenvolvam.

Levando as informações acima em consideração, podemos ver que não existem segredos para prevenir e tratar as manchas que surgem na pele, independentemente de seu tipo ou causa. 

Basta apostar no uso diário dos dermocosméticos para cuidar da pele do rosto e do corpo, protegendo-a assim dos danos causados pelo sol e outros agressores externos que podem levar ao surgimento dessas alterações. 

Para se ver livre das manchas na pele, clique aqui e garanta já seus produtos Pharmapele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.