Manchas na pele: saiba como se livrar delas

Você tem manchas na pele? Se sim, provavelmente isso afeta a sua autoestima e incomoda bastante! Mas você sabia que as manchas podem ser tratadas com produtos usados em casa?

Quem mais costuma sofrer com o problema são as mulheres brancas na faixa dos 25 aos 40 anos — somente 10% dos casos acontecem em homens. Já as pessoas de pele morena, que bronzeiam com mais facilidade, ou negra têm maior predisposição a encarar esse desconforto, pois são fototipos que têm uma maior produção de melanina.

O mais indicado, entretanto, a se fazer quando perceber o surgimento de manchas é procurar um dermatologista. Para concluir o diagnóstico, o especialista precisa checar questões como frequência de exposição ao sol, realização de tratamentos hormonais (incluindo aí o uso de contraceptivos), gravidez e histórico familiar. As marcas costumam surgir em locais mais expostos como mãos, braços, rosto, pescoço e colo.

Normalmente, as manchas surgem de processos inflamatórios, como espinhas, machucados, queimaduras, exposição solar em excesso, procedimentos ou até reações causadas pelo uso de algum produto.

Outro agravante do problema é que as pessoas têm passado muito mais tempo em frente aos smartphones, tablets e computadores que também emitem luz azul. Ela estimula a produção dos temidos radicais livres, que aceleram a oxidação das células, provocam o envelhecimento precoce e pioram os quadros de melasma.

Conheça alguns tipos de manchas na pele

manchas na pele

Melanoses ou manchas senis

São escuras, arredondadas e surgem com o passar dos anos, devido à exposição solar excessiva. Essas manchas nos mostram o histórico de exposição ao sol ao longo da vida.

Melasmas

Geralmente, surgem durante a gravidez, pelo uso de pílula anticoncepcional, pela exposição ao sol ou ainda pela combinação de dois desses fatores. Acontecem com maior probabilidade na região da testa, maçãs do rosto e buço. Podem também aparecer em outros locais como colo e braços.

Manchas de pós-acne

Acontecem depois do processo inflamatório da acne. No início, são manchas avermelhadas que podem se tornar amarronzadas.

Conheça os ativos mais indicados pelos dermatologistas para tratar as manchas na pele

Produtos para retirar manchas na pele

Alfa-ArbutinVitamina C Nanoencapsulada (NanoVitC) 

A vitamina C é conhecida pela sua alta capacidade de clareamento cutâneo, redução de manchas e melhora do aspecto geral da pele.

No entanto, sua aplicação em formulações cosméticas é limitada em virtude da baixa estabilidade. O ativo NanoVitC apresenta maior estabilização e aumento da penetração cutânea da vitamina C através de sua nanotecnologia.

Alfa-Arbutin

É um poderoso despigmentante de origem natural com excelente performance comprovada. Age de forma parecida com a hidroquinona, potente substância clareadora — esta, porém, é vendida apenas sob prescrição devido aos inconvenientes e lesivos efeitos colaterais.

O Alfa-Arbutin é mais seguro, pois não causa irritação. Age impedindo a produção de melanina no local aplicado.

Alfa-ArbutiSkin Whitening

É um complexo clareador vegetal que tem três tipos de atuações diferentes na pele. A primeira ação do produto é a de inibir a formação da melanina, a segunda ação é descolorir o pigmento que já se formou e, por fim, remover as células que são pigmentadas na superfície da sua pele.

Nicotinamida 

É uma vitamina essencial do complexo B, reconhecida por sua atuação nas células. Reduz o ressecamento e melhora a textura, além de possuir ação anti-inflamatória. Outros benefícios são: regular a produção das glândulas sebáceas e evitar a inflamação cutânea, sendo indicada também como um poderoso agente no combate à acne.

Ácido Kójico

É potente para tratar o melasma, porque elimina as manchas escuras da pele que podem ser causadas pelo sol, cicatrizes, manchas de idade, olheiras, remoção de manchas da virilha e axilas, além de promover o rejuvenescimento da pele. Tem um grande efeito na remoção de manchas escuras, porque ele bloqueia a ação de um aminoácido chamado tirosina, que está intimamente ligado à melanina.

Ceramidas

Para manter a pele saudável, luminosa e hidratada, as ceramidas têm um papel fundamental. Ela hidrata intensamente e evita o ressecamento da pele.

Alfa-hidroxiácidos

Super queridinhos no mundo dos dermocosméticos, os AHAs são conhecidos, primeiramente, por serem esfoliantes químicos (sem grânulos, sabe?). Eles agem diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular.

Cisteamina

Sua eficácia tópica no tratamento do melasma foi recentemente demonstrada em ensaios clínicos publicados nas mais renomadas revistas científicas e presente nos principais congressos de dermatologia mundiais.

Pesquisas demonstram que a Cisteamina em uso tópico é muito mais potente e segura que a hidroquinona, sendo indicada para pacientes com melasma resistente ou com desordens de hiperpigmentação causadas pelo sol ou pós-gestacional.

Como usar esses ativos a seu favor

Clarify Pharmapele

Você deve estar se perguntando, mas como aproveitar os benefícios dessas substâncias na sua casa! O primeiro passo, como já dissemos, é procurar o seu dermatologista.

Ao identificar as suas necessidades, o médico pode indicar o uso de cosméticos prontos com algum desses ativos, como o Clarify, da Pharmapele, ou ainda receitar um cosmético manipulado para casos mais específicos.

Nos dois casos, você pode contar com a comodidade de realizar suas compras online através do nosso site! Aproveite que já está online e conheça todos os benefícios do Clarify e dê adeus às manchas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.