Probióticos: Quais os benefícios para nossa saúde intestinal?

O termo probiótico é de origem grega e significa “para a vida”. Os probioticos são essenciais para manutenção da saúde do intestino e prevenir contra diversas doenças. Mas, você sabe o que são probióticos e como eles podem ser grandes aliados na nossa qualidade de vida, desde ajudar no emagrecimento até controlar a ansiedade? Fica com a gente que vamos explicar tudinho. Boa leitura!

O que são probióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos que conferem benefícios à saúde das pessoas. Eles são um exército de bactérias do bem que vivem naturalmente no nosso intestino e podem ser encontrados em alimentos fermentados como iogurte, kefir, kombucha e leite fermentado, por exemplo.

 A saúde intestinal é fundamental para o bem-estar geral e qualidade de vida, afinal o intestino é responsável por absorver os nutrientes e eliminar as toxinas do nosso corpo. Quando o equilíbrio das bactérias no intestino é perturbado, pode ocorrer disbiose, que é uma condição em que há um desequilíbrio entre as bactérias benéficas e as inimigas (patogênicas) no intestino. Isso pode levar a uma série de problemas de saúde incluindo distúrbios digestivos, síndrome do intestino irritável, prisão de ventre, diarreia, obesidade, diabetes, doenças autoimunes e até mesmo depressão e ansiedade.

Essas bactérias do bem protegem o intestino e reforçam a imunidade. Resultado: pele lisa e até quilinhos a menos. Os probióticos também ajudam a nos deixar mais calmos.

Como os probióticos auxiliam na saúde intestinal?

Os probióticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio entre as bactérias e melhorar nossa saúde intestinal. Eles podem melhorar a digestão, aumentar a absorção de nutrientes, fortalecer o sistema imunológico e reduzir a inflamação. Os probióticos também podem ajudar a prevenir a diarreia associada ao uso de antibióticos e outas infecções gastrointestinais, além de aliviar a prisão de ventre.

Qual a Conexão entre o Intestino e o Cérebro?

A maneira como o seu cérebro funciona fala muito sobre a sua flora intestinal (microbiota), porque eles estão interligados. O intestino é responsável por diversas sensações, um exemplo são os desconfortos abdominais que teimam em aparecer em situações de ansiedade e estresse.

Agora pasme: o intestino, assim como o cérebro, tem neurônios e por isso é conhecido como “segundo cérebro”. Nele existem cerca de 500 milhões de neurônios intestinais, responsáveis pela produção de 90% da serotonina (que traz sensação de bem-estar). Cientistas comprovam que o desequilíbrio da microbiota pode trazer transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

Probiótico x Prebiótico: Qual a diferença?

probiótico e prebiótico

Os probióticos e prebióticos são dois tipos diferentes de suplementações benéficas para saúde intestinal. Mas você sabe a diferença entre eles?

Como falamos anteriormente, os probióticos são os microrganismos vivos que ajudam a manter o equilíbrio saudável das bactérias intestinais. Os prebióticos, por sua vez, são tipos de fibras alimentares que não são digeridas pelo nosso corpo, mas servem como alimento para as bactérias do bem que vivem no nosso intestino. Eles são encontrados em alimentos como alho, cebola, banana, entre outros. De maneira geral, os prebióticos ajudam a alimentar as bactérias benéficas do intestino, mantendo um equilíbrio saudável da microbiota intestinal e melhorando a absorção de nutrientes e a saúde intestinal em geral.

Ambos probióticos e prebióticos são importantes para saúde intestinal, mas funcionam de maneiras diferentes. É importante incluir ambos na rotina de suplementação para manter um equilíbrio saudável da microbiota intestinal.

Alimentos ricos em probióticos

Além da suplementação, alguns alimentos são ricos em probióticos. São eles:

  • Iogurte e leite fermentado: principalmente aqueles que incluem “culturas vivas e ativas”;
  • Kefir: produto lácteo fermentado, semelhante ao iogurte, mas com uma consistência mais líquida;
  • Vinagre de maçã: o vinagre de maçã é produzido através da fermentação e também possui probióticos;
  • Queijo: alguns tipos de queijo, principalmente os que são maturados, contém probióticos.

Probiotic Balance Pharmapele – O probiótico mais indicado por especialistas

probiotic balance

Para garantir os benefícios significativos dos probióticos, é necessário consumi-los regularmente e em quantidades adequadas. Além disso, os efeitos dos probióticos podem variar de pessoa para pessoa e depende de qual tipo de probiótico específico está sendo consumido. Pensando nisso, a equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da Pharmapele elaborou de maneira estratégica e inovadora uma fórmula com probióticos estrategicamente selecionados para melhorar a saúde intestinal e contribuir para melhor qualidade de vida dos clientes. Conheça os benefícios do Probiotic Balance:

  • Melhora a saúde intestinal
  • Reforça o sistema imunológico
  • Ajuda na prevenção e tratamento de infecções
  • Auxilia na perda de peso
  • Favorece a absorção de nutrientes
  • Coadjuvante na melhora a saúde mental
  • Prevenção de doenças

É importante mencionar que o consumo de probióticos não substitui uma dieta saudável e um estilo de vida ativo. Converse com seu médico, nutricionista ou um farmacêuticos especialista da Pharmapele antes de iniciar a suplementação com probióticos, especialmente se você tem alguma condição médica preexistente.