10 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele do rosto

Com certeza você pratica algum desses!

A partir dos 30 anos, não tem quem não se depare com as mudanças na aparência da pele, né? É durante esse período que os primeiros sinais da idade começam a se manifestar e vão se tornando ainda mais aparentes após os 40.

Como resultado, rugas, linhas de expressão, manchas e até ressecamento podem aparecer, deixando a pele opaca e sem viço.

Envelhecer é um processo natural enfrentado por todos, mas algumas de nossas ações podem contribuir para o envelhecimento precoce mais do que imaginamos.

Além de manter uma rotina de cuidados com bons cosméticos antirrugas e outros tratamentos rejuvenescedores, é essencial evitar alguns hábitos que podem acelerar o envelhecimento da pele do rosto.

Trouxemos uma lista com hábitos para você dar tchau a partir de agora. Confira!

  1. Fumar
Mulher jogando o cigarro fora

O cigarro é um dos maiores aliados do envelhecimento da pele. Prejudica toda a circulação de sangue e acaba deixando a pele grossa e amarelada, sem viço e opaca. Além disso, ele também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, favorecendo a flacidez.

O tabagismo ainda estimula o surgimento das rugas ao redor da boca e olheiras profundas. Não há outra forma de evitar tais consequências, a não ser parando de fumar. Hoje em dia existem diversos tratamentos para esses casos e, se preciso, procure ajuda médica. 

  1. Ignorar a poluição
Mulher lavando o rosto

Viver em ambientes poluídos também pode irritar a pele. Os gases nocivos encontrados no ar aumentam as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele.

Este contato entre o corpo e um ambiente poluído, gera uma aparência cansada e envelhecida no corpo, principalmente na região da face, que está constantemente exposta. 

A dica para driblar esse problema é proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante, e realizar a limpeza adequada para eliminar as impurezas no fim do dia.

  1. Beber pouca água
copo de água

A água é essencial ao bom funcionamento do corpo inteiro, sendo responsável por eliminar as toxinas acumuladas enquanto hidrata a pele. Portanto, consumir pouca água é um problema sério, que acarreta uma série de danos ao organismo, dentre eles, flacidez e envelhecimento precoce. 

Uma coisa é certa: pele flácida, desidratada e opaca, ninguém merece! Para minimizar esses danos, além de uso de dermocosméticos que ajudam a reter água na pele, o recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia. Desta forma, você irá obter uma pele cada vez mais saudável e bonita, além de mantê-la jovem por mais tempo.

  1. Não usar protetor solar
mulher no sol, com calor e tomar sol sem protetor solar interfere no envelhecimento precoce.

Além acelerar o envelhecimento da pele, esse mau hábito pode ser perigoso para a saúde. Passar protetor solar todos os dias, faça chuva ou faça sol, é um hábito deve ser iniciado quanto antes! Quem não tem esse costume já deve estar notando alguns dos primeiros sinais da idade no rosto e, se não, certamente irá ser afetado por isso em algum momento.

Quando ocorre a exposição solar sem proteção, os raios UVA criam radicais livres na pele, que aceleram o processo de envelhecimento na pele do rosto, deixando linhas de expressão e rugas à mostra. Tudo isso, além de causar manchas, sardas, flacidez, pele áspera e, em alguns casos, câncer de pele.

Portanto, inclua em sua rotina o hábito de passar protetor solar diariamente, sobretudo nas áreas mais expostas, como: rosto, braços, mãos e colo.

  1. Estresse
mulher estressada, e isso acaba envelhecendo precocemente

Você já deve ter ouvido falar que quem vive muito estressado envelhece mais rápido. Ao compararmos a aparência de uma pessoa de 40 anos que vive uma vida tranquila e outra que está circulada por um ambiente estressante, será nítida a diferença. 

Isso ocorre porque o sistema imunológico fica alterado, deixando a pele mais predisposta a doenças e infecções como herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo. Pessoas que vivem estressadas costumam ter uma pele prejudicada: sem brilho, com menos elasticidade, mais rugas, manchas, linhas de expressão e flacidez.

Mas em uma rotina tão corrida, como tratar o estresse? Recomendamos que combine momentos de lazer em meio ao trabalho, tire tempo para a família, para sua saúde e para fazer o que você gosta. Aprenda a lidar com as preocupações fazendo atividades boas para a mente, como exercícios físicos, meditação, acupuntura ou terapia.

  1. Consumo de açúcar e gordura
mulher comendo bolo de chocolate, que contém muito açucar.

Em excesso, o açúcar é responsável pelo processo de envelhecimento celular, chamado glicação. Ele ocorre da seguinte forma: a molécula de açúcar se liga às fibras de colágeno, ocasionando seu endurecimento e rigidez. Como resultado, a pele torna-se flácida e surgem sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Por sua vez, o consumo de gordura vai parar na barriga, nos culotes e bumbum sob a forma de gordura localizada e celulite. Não há segredo para lidar com isso: mantenha uma alimentação balanceada e cuidado com os excessos, em especial de carboidratos e gorduras.

  1. Alimentação desequilibrada
alimentação "ruim" que acaba afetando no envelhecimento precoce

Sabia que a alimentação é um fator importante para manter sua pele saudável? Quando temos uma alimentação desequilibrada, nosso corpo fica deficiente de nutrientes, inclusive os que atuam na manutenção do viço e elasticidade da pele.

Para que isso não ocorra, é necessário ter uma dieta rica em nutrientes que possa reduzir os radicais livres e contribuir para a produção de colágeno e elastina, proteínas essenciais para a pele.

Opte por incluir vegetais, frutas, leguminosas, cereais e hortaliças na sua alimentação. As substâncias encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes.

  1. Dormir mal
mulher com insônia e isso prejudica o envelhecimento da pele do rosto

O sono é um processo fisiológico essencial para saúde do corpo. Quem dorme mal, se torna menos produtivo, sofre com mais risco de acidentes, pode ter problemas de memória e tem uma forte tendência a envelhecer de maneira precoce. 

É durante o sono que produzimos melatonina e hormônio do crescimento, que possui propriedades rejuvenescedoras. Portanto, a falta de sono colabora no aparecimento das rugas ou no aprofundamento das marcas de expressão.

Em um mundo tão corrido, dormir bem não é um luxo, mas sim, uma questão de saúde! Priorize o seu sono, se preciso crie uma rotina de relaxamento antes de deitar. Seu corpo agradece e sua pele também! 

  1. Produtos inadequados
Mulher em dúvida do produto para envitar o envelhecimento da pele do rosto

Alguns cosméticos são fundamentais para os cuidados com a pele, mas usar produtos que não são para o seu tipo de pele pode acabar piorando a situação.

Caso sua pele seja mais oleosa e você utiliza cremes indicados para pele seca, provavelmente irá aumentar o excesso de sebo. Este desequilíbrio pode causar obstrução de poros, manchas, acne e até descamação da pele, contribuindo para um aspecto mais envelhecido. 

O indicado é você consultar um dermatologista para saber quais são os produtos indicados para o seu tipo de pele, a fim de prevenir o envelhecimento precoce.

  1. Dispensar o hidratante
mulher passando hidratante no corpo para evitar o envelhecimento da pele

O ressecamento da pele contribui para o aparecimento de rugas e linhas de O ressecamento da pele contribui para o aparecimento de rugas. Sem hidratação, ela fica rígida e perde elasticidade, o que facilita o surgimento de marcas, além da possibilidade de trazer dermatite e descamação.

Se você já começou a observar algumas linhas de expressão mais profundas na sua pele, é hora de investir em um ultra rejuvenescedor com Ácido Hialurônico e Vitamina C.

Com alta concentração de ácido hialurônico e vitamina C, Young Booster da Pharmapele age em todas as camadas da pele, promovendo firmeza, hidratação, preenchimento e aspecto saudável.

Youngbooster, rejuvenescedor Pharmapele

Sua fórmula em sérum tem rápida absorção e é recomendado para todos os tipos de pele, por apresentar uma textura leve e fluida. Além disso, atua com tecnologia probiótica, o que mantém a pele protegida e equilibrada enquanto ajuda a diminuir o processo de envelhecimento e doenças como dermatite atópica e psoríase.

O Young Booster tem forte ação na regeneração da pele, garantindo uma rápida recuperação frente a poluentes, estresse ambiental, micro-organismos prejudiciais e sinais de envelhecimento.

É de uma ajudinha assim que sua pele precisa contra os sinais do envelhecimento? Conte com quem entende do assunto, conte com a Pharmapele!

2 thoughts on “10 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele do rosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.