Botox: como atua no tratamento de rugas e linhas de expressão 

Será que existem produtos capazes de potencializar e prolongar o seu efeito?

O Botox® é muito conhecido na área estética. Ele é usado para tratar rugas e linhas de expressão. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre seus efeitos e mecanismos. Em nosso blog você vai entender um pouco mais sobre o Botox®, seus benefícios e como prolongar o seu efeito por mais tempo. Boa leitura!

O que é Botox?

botox

Botox é o nome comercial de um produto derivado da toxina botulínica. Existem vários tipos de toxina botulínica,  porém apenas os tipos A e B são utilizados comercialmente, sendo o tipo A mais conhecido pelo nome comercial Botox® por ser o mais utilizado para fins terapêuticos e estéticos, devido à sua eficácia.

Para quem o Botox é indicado?

mulher com rugas

O Botox® é indicado para homens e mulheres que buscam tratar assimetrias faciais e suavizar linhas de expressão no rosto e pescoço, como os pés de galinha, bigode chinês, sulcos na testa e entre as sobrancelhas e ondulações no pescoço. Além disso, é utilizado para tratar hiperidrose, que é o suor excessivo nas axilas e palmas da mão e dos pés; para corrigir o sorriso gengival e até cicatrizes. 

Seu uso é recomendado de forma preventiva, para diminuir a força de contração muscular nos locais de maior expressão facial, responsável pelo surgimento das rugas estáticas.

Quanto tempo leva a aplicação e duração do Botox

aplicação do botox

Embora não seja um procedimento cirúrgico, a aplicação do Botox® se dá de forma minimamente invasiva através da injeção da toxina botulínica nos locais em que se formam as linhas de expressão e deve ser realizada por profissional habilitado. 

Após aplicado, o resultado da toxina botulínica aparece em torno de 3 a 5 dias e dura em torno de 6 meses, porém, a partir do terceiro mês sei efeito começa a reduzir gradativamente. Por esse motivo, a manutenção do efeito do Botox® requer novas aplicações. 

Fatores que podem influenciam na duração do efeito do Botox®

  1. Quantidade de toxina aplicada

Quanto maior a quantidade de toxina aplicada na região, maior tende a ser a intensidade do efeito e o seu tempo de duração. Entretanto, altas doses em um curto período de tempo podem levar à redução do efeito da toxina botulínica. 

  1. Suplementação de Zinco e Fitase

A toxina botulínica precisa da ação de um metal para realizar sua ação, que neste caso é o zinco. Quando a quantidade de zinco obtida através da dieta é insuficiente, o efeito da toxina botulínica pode ser comprometido. 

Outro ponto importante a ser considerado é a ingestão adequada de fitatos,  compostos presentes em vegetais, principalmente em grãos integrais, cereais e leguminosas. Os fitatos bloqueiam a absorção de zinco e também contribuem para redução da eficácia da toxina botulínica. Por este motivo, a suplementação de zinco e fitase (enzima responsável pela quebra do fitato) contribuem para aumento da eficácia e duração de ação do Botox®

  1. Diferenças entre homem e mulher

O efeito da toxina botulínica varia de acordo com o sexo. Em mulheres, o tempo para o aparecimento do efeito do Botox® tende a ser mais rápido e duradouro do que em homens. 

Isso é explicado pela quantidade de massa muscular no organismo masculino, que costuma ser maior, dificultando o efeito do Botox®. Assim, homens costumam necessitar aplicações mais frequentes nas linhas de expressão.

Fatores como estresse, consumo de álcool, tabagismo e exposição ao sol sem utilização de filtro solar tendem a gerar radicais livres, esses radicais aceleram o envelhecimento da pele, pois atacam as moléculas de colágeno.  Isso torna a pele mais flácida e suscetível ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Diferença entre toxina botulínica e ácido hialurônico

O procedimento com Botox® tem como objetivo reduzir a contração muscular nos locais onde se concentram as linhas de expressão. Entretanto, quando as rugas já estão instaladas, a aplicação do Botox® apenas auxilia para que estas não avancem. 

Já o ácido hialurônico tem função de preenchimento. Desta forma, ele é indicado para situações em que o volume de determinadas áreas da face foi perdido – como é no caso das rugas estáticas –  além de melhorar o contorno.

Sendo assim, a combinação de toxina botulínica e ácido hialurônico é uma estratégia inteligente muito utilizada, principalmente para aqueles que apresentam rugas profundas.

Potencialize e prolongue o efeito do botox com apenas 6 gotas!

Potencializar a ação do Botox®, aumentar o intervalo entre os procedimentos e prolongar a duração do efeito antirrugas é o desejo de todos os pacientes. Por isso, a Pharmapele lançou o 1º Rejuvenescedor que prolonga e potencializa o Botox, o Botulin-UP.

Desenvolvido com nanotecnologia, o Botulin-UP é um booster de peptídeos botox-like (ou seja, ação similar ao Botox®) que apresenta a primeira toxina botulínica  de uso oral disponível no mercado. 

Além disso, esses peptídeos são incorporados em um veículo à base de ácido hialurônico, que permite maior hidratação firmeza da pele e garante um sensorial agradável na pele. Os resultados são visíveis em apenas 4 semanas.

Motivos para usar o Botulin-UP:

Melhora 77% das rugas e linhas de expressão, retardando o aparecimento das rugas quando o efeito do Botox® começa a diminuir

  • Melhorar a firmeza e reduz os poros 
  • Aumenta em 87% a hidratação da pele

Botulin-Up é uma forma de potencializar, através do uso tópico e por meio de mecanismos de ação complementares, a ação da toxina botulínica injetável (Botox®) no gerenciamento de rugas e linhas de expressão.

Todos os resultados foram obtidos em laboratórios certificados e reblados pela ANVISA.

Mark Nestor, MD, PhD, Glynis Ablon, MD, Andy Pickett, PhD, Key Parameters for the Use of AbobotulinumtoxinA in Aesthetics: Onset and Duration, Aesthetic Surgery Journal, Volume 37, Issue suppl_1, May 2017, Pages S20–S31, https://doi.org/10.1093/asj/sjw282

PAUTZ E. Toxina Botulínica Tipo A: Ações Farmacológicas e Uso na Estética Facial. 2021 mar, 9(1): 42-51.