Como aumentar a libido? Os suplementos manipulados podem te ajudar!

A baixa libido é uma redução da frequência ou intensidade do desejo sexual. Essa condição, cada vez mais frequente em homens e mulheres pode ser causada por diversos fatores, sendo eles de origem biológica, fisiológica, social e psicológica. Neste conteúdo abordaremos as principais causas dessa redução e te dar dicas em como aumentar a libido.

Você consegue identificar a principal causa da sua falta de libido?

mulher pensando no que pode causar a falta de libido
  • Depressão e ansiedade

Um dos sintomas da depressão a incapacidade de sentir prazer ao realizar atividades que antes eram consideradas prazerosas, conhecida como anedonia. Neste cenário, a perda da satisfação e interesse no sexo é muito comum e ocorre devido ao desequilíbrio dos níveis de dopamina no cérebro e outros neurotransmissores, que são responsáveis pela regulação do humor e prazer, incluindo o apetite e o desempenho sexual.

Nos quadros de ansiedade, ocorre uma liberação aumentada de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, o que anula os efeitos dos hormônio sexuais no organismo, podendo levar à redução drástica da libido.

É fundamental cuidar da sua saúde mental. Caso você esteja sofrendo com baixa na libido, possivelmente associada à depressão e/ou ansiedade, procure ajuda profissional.

  • Estresse crônico

O estresse emocional crônico promove a desregulação dos hormônios sexuais, como testosterona e estradiol – que têm papel fundamental na libido. Quando os níveis de testosterona estão abaixo do normal, os sintomas incluem cansaço, disfunção erétil e perda do interesse sexual. Já o estradiol é responsável pela modulação de neurotransmissores no cérebro, além da regulação dos hormônios da tireóide, também envolvidos com o desejo sexual.

estresse crônico

Desta forma, a diminuição dos níveis de estradiol pode provocar alterações de humor e influenciar na libido. Sendo assim, o estresse constante no ambiente de trabalho ou no convívio familiar podem estar afetando a sua vida sexual.

Os suplementos adaptógenos, são compostos por ativos totalmente naturais que aumentam a resistência do organismo frente às situações de estresse, auxiliam no combate aos problemas derivados do estresse crônico e ajudam a aumentar a libido. A Pharmapele é referência no desenvolvimento de fórmulas anti-estresse com ativos adaptógenos, como a fórmula manipula Zen Caps Antistress que é capaz de aumentar a resistência do corpo contra situações de estresse físico, mental ou emocional.

  • Estilo de vida

O excesso de bebida alcoólica, cigarro e o uso de drogas recreacionais podem levar à redução da libido, pois interferem na produção de testosterona e consequentemente, levam à diminuição do desempenho na relação sexual.

O hábito de praticar atividade física também é fundamental para aumentar a libido, desde que não sobrecarregue o organismo, pois pode provocar quadros de insônia e estresse crônico, que são causas da baixa libido.

  • Distúrbios do sono

            A síndrome da apnéia do sono é um distúrbio que pode afetar a vida sexual feminina e masculina e está intimamente relacionada com o desejo e o desempenho sexual.

Um estudo comparou mulheres com apneia do sono, com mulheres sem o distúrbio e demonstrou que a presença da síndrome acarretou um maior desconforto durante as relações sexuais. Já um outro estudo, realizado em homens com apneia do sono não tratada, mostrou que 23% dos pacientes estudados sofrem com a baixa libido.

A insônia também é outro distúrbio que está relacionado com a libido e pode levar à sintomas como fadiga, estresse, baixa energia e dificuldade para relaxar, influenciando na vida sexual.

A dica para quem sofre com distúrbios do sono, é a a Melatonina Advanced Sleep, da pharmapele que ajuda a reduzir a insônia e proporciona um sono de qualidade.

  • Medicamentos
homem tomando medicamento

Embora a depressão seja uma das possíveis causas da baixa libido, alguns antidepressivos também são conhecidos por reduzir o desejo sexual devido aos seus efeitos sobre os neurotransmissores, em especial a serotonina. O aumento da serotonina pode estar ligado à diminuição da dopamina, o hormônio do prazer, em outras regiões do cérebro, levando à redução da libido. Sendo assim, o uso de antidepressivos que aumentam a serotonina podem interferir na vida sexual.

Os contraceptivos orais reduzem os níveis dos hormônios sexuais e também pode ser responsáveis por reduzir a libido.

Usuários de esteróides anabolizantes podem enfrentar quadros de hipogonadismo, que ocorrem devido aos altos níveis de testosterona utilizados na terapia. Como resposta, o corpo reduz a síntese dos hormônios sexuais, acarretando em disfunção testicular, redução ou ausência de libido, entre vários outros efeitos adversos.

Se você faz uso de alguns desses medicamentos e apresenta esse efeito colateral, é importante realizar uma consulta com o seu médico e avaliar possíveis ajustes no seu tratamento para aumentar a libido.

Fórmulas para aumentar a libido

https://www.pharmapele.com.br/manipulados/saude-e-bem-estar/libido

Para aumentar a libido, é necessário conhecer a sua causa e tratá-la. Algumas alternativas naturais podem auxiliar no aumento do desejo e da performancce sexual.

A pharmapele, maior rede de farmácias de manipulação do Brasil, é expert no assunto e acaba de lançar suplementos naturais desenvolvidos com matérias-primas de alta qualidade, com ação estimulante da libido: LibidiMan e Libifemme, ambos desenvolvidos pensando especialmente no bem-estar sexual de homens e mulheres que sofrem com a redução da libido.

Consulte seu médico ou um farmacêutico. Para saber mais, clique no botão a baixo:

Referência:

https://psiquiatriapaulista.com.br/depressao-e-libido-por-que-o-desejo-sexual-pode-diminuir/

https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/15216-low-libido-low-sex-drive

https://time.com/23982/low-libido-11-drugs-that-affect-your-sex-drive/

Higgins A, Nash M, Lynch AM. Antidepressant-associated sexual dysfunction: impact, effects, and treatment. Drug Healthc Patient Saf. 2010;2:141-50. doi: 10.2147/DHPS.S7634. Epub 2010 Sep 9. PMID: 21701626; PMCID: PMC3108697.

de Ronde, W. & Smit, D. L. Anabolic–androgenic steroid abuse and testicular function in men; recent insights. Curr Opin Pharmacol 67, 102318 (2022).

Kanayama, G. et al. Prolonged hypogonadism in males following withdrawal from anabolic-androgenic steroids: An under-recognized problem. Addiction 110, 823–831 (2015).

https://sleepcenterinfo.com/blog/unexpected-upside-of-cpap-greater-sex-drive-and-sexual-function/

Peterson, M., et al. (2011). Sexual function in female patients with obstructive sleep apnea. The Journal of Sexual Medicine 8(9): 2560-8. Retrieved on March 30, 2020 from:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21699663

Mun JK, Choi SJ, Kang MR, Hong SB, Joo EY. Sleep and libido in men with obstructive sleep apnea syndrome. Sleep Med. 2018 Dec;52:158-162. doi: 10.1016/j.sleep.2018.07.016. Epub 2018 Sep 20. PMID: 30340202. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30340202/