Quarentena: 7 dicas de como controlar a ansiedade e o estresse nos dias de confinamento

ansiedade

Ansiedade não é um assunto novo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que o Brasil tem o maior número de casos de ansiedade do mundo. Um estudo com pessoas de idade entre 18 e 35 anos, identificou uma prevalência de transtornos da ansiedade em 27,4% dos indivíduos.

As consequências da pandemia, somada às incertezas provocadas pela COVID-19, os riscos de contaminação e o isolamento social, culminam em pressão psicológica e estresse aumentados. Dessa forma, a OMS prevê um aumento na prevalência da ansiedade em todas as regiões afetadas pelo vírus.

Situações como essas exigem grande controle emocional. Caso não tenhamos essa capacidade de voltar a um estado de equilíbrio, todo o nosso corpo entra em sofrimento. Afinal, tudo está interligado: diminuição da qualidade de vida, ansiedade, estresse e sono desregulado estão fortemente relacionados com obesidade e redução da imunidade.

Como controlar a ansiedade e o estresse com hábitos simples

Como controlar a ansiedade

Algumas mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença para manter nossa saúde mental! Agrupamos aqui 7 dicas importantes, recomendadas pela OMS :

  1. Reduza a leitura e o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Procure se atualizar uma ou duas vezes ao dia em sites confiáveis, evitando o “bombardeio” de informações.
  2. Fique em contato e mantenha sua rede de amigos e conhecidos. Ainda que isolado, tente ao máximo manter sua rotina. É recomendada a distância física para conter o surto, mas você pode (e deve!) manter a proximidade digital.
  3. Durante esse período de estresse, esteja atento aos seus sentimentos. Exercite-se, durma regularmente e tenha uma dieta balanceada. Aprenda exercícios físicos simples para fazer em casa e lembre-se: a quarentena não deve reduzir a mobilidade. Aproveite para aprender novas receitas!
  4. Se distraia! Dentro de casa há muito o que fazer. Que tal fazer aquela organização no guarda-roupa que ficou pendente? E ler os livros que estão parados na prateleira? Aproveite esse momento para conversar com a família, assistir filmes, se alimentar à mesa juntos. Hábitos que, infelizmente, foram sumindo diante do corre corre da vida.
  5. Se tiver crianças em casa, ajude-as a expressarem, de forma positiva, seus medos e ansiedades. As crianças se sentem melhor quando podem comunicar os sentimentos num ambiente de apoio. Fale com seus filhos sobre a COVID-19 de forma honesta e apropriada à idade deles. O estresse também pode baixar a imunidade das crianças. Elas observam os pais, e tiram daí seus mecanismos para lidar com as próprias emoções.
  6. Se tiver idosos em casa, partilhe fatos simples sobre o que está acontecendo com informações claras e compreensíveis e repita sempre que necessário. Talvez seja útil colocar por escrito ou em figuras. Envolva a família no fornecimento das notícias e de medidas de prevenção.
  7. Se tiver alguma doença e fizer uso de medicamentos de uso contínuo, certifique-se de que seus produtos estão disponíveis. Conte com a Pharmapele para a entregar na sua residência!

Os fitoterápicos podem ajudar

fitoterápicos

Mesmo com todos os cuidados, nem sempre é fácil controlar a ansiedade. Pessoas que já sofriam desse mal antes da pandemia, podem estar mais propensas a este desgaste.

O mundo inteiro tem recorrido aos produtos naturais, à base de plantas, para ajudar a controlar a ansiedade. Além de serem eficazes na ansiedade leve a moderada, apresentam menos efeitos colaterais que os medicamentos ansiolíticos sintéticos.

A equipe de farmacêuticos da Pharmapele, pesquisou uma série de opções naturais que auxiliam na redução da ansiedade e do estresse, podendo ser fortíssimos aliados durante o período que estamos vivenciando.

Folhas e raízes preciosas no combate ao estresse e ansiedade

combate ao estresse e ansiedade
Ativo Natural Informações detalhadas Você pode consumir em:
 Ansiless®  Scutellaria lateriflora L.) Proporciona efeitos sedativos leves e ansiolíticos. Estudos clínicos apresentam redução nos sintomas da ansiedade e depressão, além de uma melhora global do humor. Cápsulas.
Crocus sativus Ajuda a regular a serotonina, o hormônio do bem-estar, desempenhando um importante papel na regulação do sono, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas. De quebra, promove saciedade e maior controle na vontade de comer doces e ajuda a aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual. Cápsulas.
Hypericum perforatum É indicada para quadros leves a moderados de depressão, distúrbios do sono, exaustão, dores musculares e alívio de sintomas subjetivos específicos, como melancolia, sentimento de culpa e ansiedade. Cápsulas.   (Prescrição exclusivamente médica).
Matricaria recutita A camomila é uma das plantas de uso mais antigo pela medicina tradicional. É indicada para quadros leves de ansiedade, como calmante suave. Cápsulas.
Melissa officinalis Conhecida como erva-cidreira, pode modular várias medidas de comportamento, como um moderado sedativo em transtorno do sono, na redução de excitabilidade, ansiedade e tensão. Cápsulas.
Panax ginseng É usado há um milênio na Ásia devido às suas propriedades adaptógenas. Apresenta habilidade em aumentar o poder cognitivo e a capacidade de lidar com o estresse, além de aliviar sintomas de ansiedade.  Cápsulas.
Passiflora incarnata Popularmente conhecida como Maracujá. O uso oral do seu extrato, tem ação ansiolítica, sedativa e antidepressiva. Estudo mostrou efeito ansiolítico semelhante ao benzodiazepínico oxazopam, com início de ação mais lento, porém, sem os seus efeitos colaterais. Pode reduzir os efeitos da menopausa, como insônia, depressão, irritabilidade e dor de cabeça. Cápsulas
Pinetonina® É um blend de óleos essenciais escolhidos por suas propriedades terapêuticas, de aplicação nasal. Acessa, rapidamente, regiões do cérebro promovendo relaxamento e equilíbrio emocional. Melhora a qualidade do sono, sem causarsedação. Traz bem-estar e diminui sintomas do estresse, como agitação e ansiedade. Spray nasal.
Relora® (Phellodendron amurense e Magnolia officinalis) Com eficácia comprovada na redução do cortisol, hormônio do estresse, ansiedade, agitação do sono, e compulsão alimentar. Promove sensação de relaxamento equivalente aos benzodiazepínicos, sensação de bem-estar e felicidade com efeitos comparados aos antidepressivos. Diminui a compulsão alimentar. Cápsulas Chocolate Sachê
Rhodiola rosae Consagrada mundialmente como “Raiz de Ouro”. Determina efeito estimulante ou sedativo, dependendo da necessidade, diante de uma situação particular. Melhora a qualidade do sono, a depressão, aumenta o desempenho no trabalho, elimina a fadiga e auxilia no tratamento dos sintomas subsequentes ao estresse físico e psicológico. Cápsulas.
Serenzo® Citrus sinensis extrato seco com 20% de D- limoneno Extraído da laranja Citrus sinensis, conhecida como laranjeira. Reduz os sintomas gerados pelo estresse, como ansiedade, mudanças do humor, agressividade, problemas do sono e dores musculares. Contribui para o relaxamento, serenidade e bem-estar. Reduz fatores inflamatórios contribuindo para nossa longevidade. Cápsulas Chocolate Sachê
Withania somnifera Conhecida como ashwagandha ou Ginseng, restabelece o bem-estar físico e mental. Graças a sua ação anti-estresse e melhora da cognição e da atenção, ganhou reconhecimento internacional como tratamento para ansiedade e estresse. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Cápsulas.
Valeriana officinalis Sua raiz é amplamente usada pelas suas propriedades sedativas, hipnóticas e ansiolíticas. Possui ação indutora do sono, hipotensora, antiarrítmica e ansiolítica. Cápsulas. Prescrição exclusivamente médica.

Mesmo sendo opções naturais e com efeitos colaterais muito mais reduzidos do que os medicamentos sintéticos, é preciso selecionar, criteriosamente, com o auxílio de um profissional de saúde habilitado, a melhor opção para a sua necessidade, levando em conta suas características particulares e as contraindicações pré-estabelecidas. Procure o seu médico, nutricionista ou nossos farmacêuticos para receber a assistência necessária.