Evite manchas escuras na pele com o protetor solar

Já notou manchas escuras na pele? Elas incomodam e podem abalar a autoestima, né? Essas manchas costumam surgir no rosto, mas também são comuns nas mãos, braços ou em outras partes do corpo e é possível que tenham causas diferentes, como alterações hormonais, acne ou feridas na pele, mas as causadas pelo sol são as mais comuns. Por essa razão, é super recomendável redobrar os cuidados durante o verão.

Quer descobrir que cuidados são esses? É só continuar a leitura!

Entenda os tipos de manchas escuras na pele que podem aparecer durante o verão 

Durante a estação mais quente do ano, é preciso ter mais cuidado com a pele, já que durante esse período, a exposição solar sem proteção pode trazer muitos danos, como o envelhecimento precoce, ressecamento e manchas, que são as grandes inimigas de quem deseja uma pele uniforme. Essas manchas, geradas pela exposição solar, normalmente são avermelhadas e podem ser acompanhadas de bolhas, ardência, aquecimento e descamação da região. 

Por isso, é recomendável tomar cuidado com substâncias cítricas durante o verão, já que elas penetram muito facilmente na pele e quando entram em contato com a radiação solar, podem acabar provocando um tipo de queimadura, que gera bolhas e até manchas escuras. Essa reação é conhecida como fitodermatose. Mas, existem algumas exceções! Sabia que aliar o uso da Vitamina C com o protetor solar pode ser bastante benéfico? Vamos falar mais sobre isso ao decorrer do texto.

Já as manchas escuras na pele categorizadas como melanoses, também popularmente conhecidas por manchas senil, surgem por falta de proteção solar adequada ao longo dos anos, por isso são super comuns em pessoas com a pele clara e madura, surgindo após os 45 anos de idade. 

O melasma é um outro tipo de mancha que pode surgir por diversos fatores, inclusive pela falta de proteção solar adequada. Elas têm uma tonalidade escura e costumam surgir em áreas do rosto, como bochechas, testa e buço, mas também podem aparecer em outros lugares do corpo, como braços, pescoço e colo.

Mas, a verdade é que existem três tipos diferentes de melasma. O epidérmico surge quando o acúmulo de melanina se instala apenas na primeira camada da pele; o dérmico quando o melasma atinge a camada mais profunda da pele e torna as manchas mais difíceis de serem tratadas e o melasma misto, que é quando as manchas afetam a epiderme e a derme ao mesmo tempo.

Invista em protetor solar para o cotidiano 

Seja qual for o tipo de manchas escuras na pele, a melhor forma de prevenir é apostando em um bom protetor solar. Esse produto vai ser seu melhor amigo durante a missão de manter a pele uniforme! Abuse do uso diariamente, reaplicando a cada três horas, até mesmo durante o inverno, já que os raios solares são prejudiciais independentemente da estação do ano, combinado?

E não dá pra usar a desculpa que o protetor atrapalha a maquiagem, tá? Hoje, existe a opção do filtro solar com cor, uma ótima opção para quem não abre mão da make na hora de sair de casa! 

Com o Protetor Solar Facial FPS 70 da Pharmapele, a proteção vem acompanhada do efeito mate e um sofisticado toque seco e aveludado. Além de prevenir queimaduras, manchas solares e o envelhecimento precoce, ele também garante fotoproteção eficaz contra os raios UVA I e UVA II, UVB e ajuda a proteger contra a luz azul, emitida por dispositivos eletrônicos e lâmpadas fluorescentes.

Evite e clareie manchas com a Vitamina C 

Essa é uma dica de ouro! Adquirir dermocosméticos com Vitaminas C e E é uma ótima maneira de ajudar a proteger contra o surgimento das manchas escuras na pele. Essas substâncias ajudam a uniformizar o tom da pele, clareando manchas que já estejam formadas. Tudo isso porque a Vitamina C consegue equilibrar a produção da melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. 

Além disso, a Vitamina C também é capaz de ativar a produção do colágeno, que garante uma pele mais firme e livre de rugas! Por isso, é super recomendável apostar em um creme manipulado, que tenha a Vitamina C como ativo principal. 

Aaah, e não se preocupe! Apesar da Vitamina C ser um ácido ascórbico, seu uso não é prejudicial às manchas escuras na pele, pelo contrário! Quando combinada com o protetor solar, a Vitamina C potencializa a função do produto. 

Tchau, manchas escuras na pele!

Gostou das dicas? Tudo fica mais fácil de resolver quando temos as informações certas! Olha, apesar de algumas pessoas apresentarem uma tendência maior ao aparecimento de manchas, qualquer um pode desenvolver manchas escuras na pele. Por conta disso, use e abuse do protetor solar diariamente! Principalmente aqui no Brasil, onde existe um sol para cada habitante, né? Mantenha a sua pele protegida contra a radiação UVA e UVB, que tudo dará certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.