Farmácia de manipulação pode ser solução para atender alta demanda de medicamentos

Desde o início da pandemia do Coronavírus estamos vivendo em isolamento social, com grande parte das pessoas trancadas em casa e lojas fechadas. Porém, alguns estabelecimentos, como as farmácias, continuam funcionando, pois são considerados essenciais para manutenção da saúde da população.

Entretanto, no cenário em que vivemos atualmente, apenas a atuação das farmácias convencionais pode não ser capaz de suprir a alta demanda de medicamentos e outros produtos, como o álcool em gel, que já começam a faltar em grande parte do país.

A alternativa para esse problema são as farmácias de manipulação, como a Pharmapele, que continua com suas lojas de rua abertas para atender as necessidades da população.

“A produção da farmácia de manipulação, até o momento, ajudou muito a suprir a escassez de medicamentos e produtos necessários para enfrentarmos essa pandemia. Nós da Pharmapele, por exemplo, começamos a produzir em escala e temos abastecido muitos serviços médicos em todo Brasil”, afirma Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora científica da Pharmapele

Farmácias de manipulação passam a produzir álcool em gel

álcool em gel

De acordo com a especialista, uma ação muito importante nesse sentido foi a liberação da ANVISA para que as farmácias de manipulação passassem a produzir e comercializar álcool em gel. “Durante alguns dias, nós éramos um dos únicos estabelecimentos com estoque desse produto. E isso ocorreu em um momento em que as pessoas estavam muito assustadas. E ainda estão. Então ficamos muito felizes em ajudarmos nossos clientes e nosso país”, destaca.

Além disso, nesse momento, as farmácias de manipulação mostram-se muito importantes para garantir a manutenção dos tratamentos da população. “A farmácia de manipulação sempre foi uma solução nesse sentido, pois oferecemos e manipulamos medicamentos personalizados, feitos especialmente para as necessidades de cada um dos pacientes.”

Como foi a adaptação para as farmácias de manipulação?

Para continuar a suprir as necessidades da população sem contribuírem para a proliferação do vírus, foi necessário que as farmácias de manipulação adotassem medidas específicas para enfrentar esse momento. No caso da Pharmapele, alterações foram feitas tanto no funcionamento da empresa quanto no atendimento ao cliente.

Todas as unidades funcionam com atendimento via Whatsapp e entrega delivery, evitando que o cliente tenha que sair de casa para garantir o seu produto.

“Além dos devidos cuidados relacionados a higienização dos ambientes e redução de aglomerações em locais como refeitórios e salas de reunião, o departamento de P&D tem pesquisado profundamente sobre novas drogas e suplementos que vêm sendo testados em todo mundo para atualizar o conhecimento de médicos e nutricionistas do país inteiro”, ressalta Luisa. “Passamos também a realizar levantamentos com relação à aquisição de insumos chave para o funcionamento da farmácia, visando evitar possíveis faltas.

Luisa também destaca que desde o início, quando o Coronavírus ainda era tratado como epidemia, a Pharmapele ofereceu para os farmacêuticos da empresa, que são constantemente treinados para orientar e auxiliar os pacientes no uso correto de seus medicamentos, um programa especial focado em suplementos vitamínicos capazes de melhorar à imunidade, como as vitaminas A, C e D, os minerais zinco e selênio e fitoterápicos como a Echinácea.

“Os pedidos realizados pelo call center aumentaram muito nesse período. Dessa forma, visando preservar nossos funcionários, trouxemos os consultores de venda das lojas fechadas para reforçar o delivery”, diz a farmacêutica. “O número de entregadores do delivery também precisou ser aumentado, pois, além do aumento nos pedidos pelo call center, estamos priorizando a entrega de produtos ao invés da retirada nas lojas para não colocar o consumidor em risco. Os entregadores também foram orientados a higienizarem com frequência as mãos, os produtos, o baú da moto e a máquina de pagamento.”

A superação da crise

farmácias de manipulação pharmapele

Mesmo com as lojas abertas e os devidos cuidados sendo tomados, Luisa Saldanha ressalta que o setor magistral não passará intacto pela pandemia do Coronavírus. “A pandemia, e a consequente quarentena, afetará a economia do mundo inteiro. Provavelmente levaremos um tempo para voltar a crescer globalmente no mesmo nível de antes.  Mas já vivi o suficiente para saber que toda crise abre imensas possibilidades. É preciso então que estejamos atentos ao que a população deseja e necessita”, finaliza.

Se você precisa de medicamentos, cosméticos e suplementos, conte com a Pharmapele para entregá-los em sua casa, com toda a segurança e cuidado. Entre em nosso site e realize o seu pedido.