Vitamina C: forte aliada da imunidade contra as infecções respiratórias

vitamina c

Nosso corpo está constantemente exposto a agentes infecciosos (vírus, bactérias e fungos, por exemplo) e, mesmo assim, na maioria dos casos somos capazes de resistir a eles, graças ao nosso sistema imunológico.

Quando nos deparamos com um vírus ou uma bactéria, por exemplo, nosso sistema imune trabalha como uma verdadeira orquestra: A primeira linha de defesa é o nosso sistema inato, que rapidamente mobiliza células de defesa para atacar o patógeno.

Nosso batalhão de frente é composto por neutrófilos, eosinófilos, basófilos, macrófagos e células natural killer. Os macrófagos e neutrófilos atacam de imediato o patógeno e acionam as demais células para atuarem no local da batalha.

Durante a guerra, o corpo passa a entender bem o inimigo para que, em caso de novos ataques, o batalhão saiba exatamente como agir. Quem cuida desse reconhecimento e da estratégia para futuras batalhas é o nosso sistema adaptativo. Ele cria uma memória imunológica, que “lembra” já ter entrado em contato com um determinado organismo invasor. Reage de forma mais lenta e específica, evitando uma nova contaminação.

Nessa nossa segunda linha de defesa estão envolvidas células dendríticas, linfócitos T e linfócitos B.  As células dendríticas capturam o inimigo e levam até o linfonodo mais próximo, apresentando-o aos linfócitos T. Serão necessários somente alguns dias para que os linfócitos se multipliquem e produzam milhões de clones que irão combater o antígeno apresentado.

Como a vitamina C auxilia na imunidade? Um exército preparado para vencer a guerra

imunidade

A vitamina C sensibiliza as células tanto do sistema inato quanto do adaptativo, tornando-as aptas ao trabalho! Por isso que populações com hábitos alimentares deficientes nessa vitamina apresentam falhas na resposta imunológica.

Dentre outras funções, a vitamina também aumenta a mobilidade de neutrófilos, linfócitos e macrófagos e aumenta o poder de fagocitose (ataque) de neurófilos e macrófagos, principal mecanismo pelo qual essas células eliminam patógenos do organismo. Além disso, a vitamina C estimula a diferenciação dos linfócitos B e T e aumenta os níveis de anticorpos no corpo.

Existem evidências? O que dizem os estudos?

vitamina c

A noção de que a vitamina C reduz a predisposição a infecções respiratórias é antiga, mas o tema ganhou popularidade na década de 70, quando o pesquisador Linus Pauling sugeriu que a suplementação da vitamina poderia reduzir a incidência e severidade de gripes. Estudos clínicos mostram que a suplementação da vitamina C promove redução média de 30% na incidência da gripe comum e de mais de 80% na pneumonia.

Existem relação entre a vitamina C e a COVID-19?

relação entre a vitamina C e a COVID-19

Na atual pandemia causada pela Covid-19, pesquisadores estudaram sobre a atuação da vitamina C na sua prevenção e tratamento e sugeriram indícios de redução da mortalidade, porém os resultados ainda não são conclusivos.

Dr. Atsuo Yanagisawa, phD, presidente do Tokyo-based Japanese College of Intravenous Therapy, tem sido o principal pesquisador desses estudos. Segundo ele, o tratamento com vitamina C intravenosa (injetável) é seguro, efetivo e consegue atuar contra vários tipos de vírus. Assim, diante dos resultados vivenciados, ambos os médicos também sugerem a vitamina C como prevenção, por via oral, à COVID-19.

Conclui Dr. Yanagisawa:

“Vários estudos têm demostrado que a vitamina C tem muito a fazer nesse tratamento […]Vitamina C não apenas melhora a imunidade, mas, mais importante que isso, pode prevenir e tratar lesões pulmonares agudas e dificuldades respiratórias agudas.”

Como suplementar vitamina C?

Converse com o seu médico, nutricionista ou nossos farmacêuticos para descobrir maneiras de consumir mais vitamina C, através dos alimentos ou da suplementação, de acordo com a sua necessidade específica.

Ressaltamos que o consumo exagerado da vitamina pode causar diarreia e aumentar o risco de pedras nos rins, por isso, conte com a assistência de um profissional de saúde!

A vitamina C da Pharmapele possui uma tecnologia especial de revestimento que protege o nutriente contra a oxidação durante todo o tratamento.

Clique aqui para encontrar a Pharmapele mais próxima de você e realizar o seu pedido, para ser entregue na sua casa!

Devo tomar vitamina C todos os dias?

O corpo humano precisa de uma dose diária de 100 a 200 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação.

Qual o melhor horário para tomar vitamina C?

O melhor horário para ingerir o nutriente e garantir uma pele mais bonita é ao longo do dia, podendo ser pela manhã ou período da tarde