Fraqueza muscular em idosos: Saiba o que é Sarcopenia e como combatê-la.

A perda muscular é esperada no envelhecimento, mas a sarcopenia pode comprometer uma vida saudável e autônoma. Confira como evitar e tratar a sarcopenia.

Uma condição, muitos fatores. O que é sarcopenia?

idoso sentindo dor e desconforto no braço

A sarcopenia pode ser definida como síndrome da fragilidade, uma condição frequente em idosos. Ela é caracterizada por uma fraqueza muscular causada pela perda de músculo e pela redução generalizada da força. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que a sarcopenia afete mais de 50 milhões de brasileiros.

A causa parece ser complexa, mas alguns fatores podem ser mencionados como os principais causadores desta condição:

  • Distúrbios da inervação da musculatura esquelética;
  • Desregulação de hormônios relacionados aos músculos, como testosterona e hormônio do crescimento;
  • Carência nutricional, principalmente pela baixa ingestão de proteínas essenciais para recuperação muscular e de vitamina D;
  • Sedentarismo e falta de exercício físico regular;
  • Enfermidades, como o câncer, osteoporose, infecções e traumatismos graves e o impacto sobre o grau de inflamação.

Envelhecer é normal, então, a sarcopenia também. Certo?

mulher de meia idade percebendo que está envelhecendo

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a partir dos 40 anos há uma perda de 3 a 8% de músculos a cada ano que passa. Sabendo que a expecativa de vida tem aumentado significativamente, é normal que envelheçamos e tenhamos sarcopenia?

Bom, apesar de um processo natural, a atrofia muscular e a fadiga podem ser muito danosa para os idosos, podendo causar:

  • Incapacitação ou perda de autonomia: os idosos com fraqueza muscular têm dificuldade para realizar atividades triviais, como cuidar da casa, subir escada e se alimentar;
  • Fadiga física: pode ocorrer perda tão considerável de musculatura que os idosos ficam sem força e se sentem exaustos, sem ter energia para os afazeres comuns do dia a dia;
  • Dificuldade de mobilidade e aumento de quedas: as quedas e fraturas (de fêmur, principalmente) são mais comuns entre idosos que apresentam sarcopenia. As fraturas demandam cuidado hospitalar que, por sua vez, pode agravar ainda mais a situação.
  • Problemas psicossociais: sem conseguir fazer suas atividades rotineiras, os idosos podem deixar de trabalhar e de ter o seu lazer, trazendo impactos à sua saúde econômica e mental, respectivamente.

Como saber se tenho sarcopenia?

homem sentindo dor nas costas ao praticar exercício físico

A seguir, alguns sinais e situações que podem indicar que você tem sarcopenia:

  • Dificuldade em realizar tarefas que costumava fazer facilmente, como um exercício ou uma atividade do lar;
  • Perda de peso repentina e/ou progressiva;
  • Falta de força física e energia para fazer suas atividades diárias.

Se você apresenta alguns desses sinais, procure seu médico. Um profissional clínico, reumatologista, ortopedista ou geriatra pode avaliar sua composição corporal através de testes de força e exames de imagens, como Densitometria Óssea e Corporal.

Prevenir é melhor que remediar? Sim, mas tem como remediar também!

idosa fazendo exercício físico para melhor a saúde

Se vamos viver mais, precisamos fazer por onde viver melhor. Para evitar a progressão precoce e acentuada da sarcopenia, aqui vão algumas dicas:

  • Fazer atividade física regular, de 3 a 5 vezes por semana, principalmente treinos de resistência, como a musculação, a fim de promover anabolismo, ou seja, síntese de proteínas nos músculos. Treinos de endurance ou corrida devem ser avaliados, pois eles aumentam a taxa de catabolismo, ou seja, estimulam a perda de gordura e de massa muscular;
  • Ter uma alimentação balanceada, rica em proteínas, vitaminas e compostos bioativos importantes para a fisiologia muscular.

Essas práticas devem ser incorporadas na sua rotina. Além disso, hoje você já pode contar com o auxílio de bons suplementos alimentares, para alcançar as quantidades de nutrientes necessários de forma muito mais prática.

Melhores Suplementos no combate à sarcopenia

O Amino Mass, da Pharmapele, é um suplemento à base de aminoácidos facilmente absorvíveis, utilizados para potencializar a síntese de proteínas e assim, construir os músculos e evitar a fadiga, a perda de força e de massa muscular.

O Amino Mass Pharmapele é um ótimo aliado para tratamento da sarcopenia pois contém 8 aminoácidos essencias – aqueles que precisamos obter através da dieta, pois não são produzidos pelo organismo – para garantir o metabolismo muscular, são eles: leucina, valina, isoleucina, lisina, fenilalanina, tronina, metionina e triptofano.

embalagem amino mass da pharmapele

Um sachê de Amino Mass Pharmapele possui altas doses de de aminoácidos e você pode escolher nos deliciosos sabores de chocolate ou limão. Cada sachê com menos de 30 calorias. Adoçados com sucralose ou estévia e taumatina, os sachês são livres de lactose, glúten e poliois.

Quer uma outra opção?

Colágeno Body Balance, um produto mega inovador que possui peptídeos bioativos de  que agem de forma específica nos músculos. Estudos recentes têm evidenciado que a suplementação diária de 15g de Body Balance aliado ao treino de resistência por, pelo menos, 3 vezes na semana durante 3 meses, aumentou em 50% a massa muscular de idosos entre 65 a 72 anos portadores de sarcopenia, devolvendo a massa magra perdida ao longo de 10 anos. Absolutamente incrível,não é?

A Creatina também pode ser utilizada como potente recurso contra a sarcopenia. A “queridinha das academias” não é indicada apenas para os atletas como muitos pensam. Ela exerce um papel importante na contração muscular, servindo como reserva de energia em atividades físicas. Assim, com o uso de 2 a 5 g de creatina por dia é possível aumentar a reserva de energia e facilitar o ganho e a manutenção da massa muscular.

embalagem creatira pura da pharmapele

Faça da rotina o hábito: busque fazer atividades físicas diárias de diferentes estímulos; tenha uma dieta balanceada rica em alimentos naturais e, caso precise, procure os nossos farmacêuticos para te ajudar a escolher o melhor suplemento para combater a sarcopenia. Mas, lembre-se, se suspeitar de uma condição como a sarcopenia, procure o seu médico.

Referências consultadas: