Retenção de líquidos? Confira dicas para te ajudar a desinchar

Exagerou no álcool e na comilança e está se sentindo inchado no pós-carnaval? Você pode estar com retenção de líquidos e precisa de cuidados.

O que é a retenção de líquidos?

Retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele.

Antes de tudo, é importante saber que no nosso organismo, frequentemente ocorre o extravasamento de líquidos da corrente sanguínea para os tecidos. O sistema linfático é responsável por fazer a drenagem desses fluídos e trazê-los de volta para os vasos sanguíneos. Quando esse sistema está em desiquilíbrio, os fluidos não são removidos e ficam retidos nos tecidos, provocando inchaços nas pernas, pés, barriga e outras áreas do corpo.

O que causa este o inchaço?

Diversos fatores induzem a retenção de líquidos, como desordens no sistema circulatório e linfático, problemas nos rins e no fígado e desregulação hormonal. Portanto, caso você sofra com inchaços e edemas frequentes, é importante procurar atendimento médico, pois pode ser um sinal de doenças cardiovasculares, hepáticas e renais.

Outro fator que tem grande contribuição no inchaço é a alimentação desequilibrada. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e comidas ricas em sódio e açúcar refinado prejudica o nosso metabolismo e induz à retenção hídrica.

O álcool e alguns alimentos podem induzir a retenção de líquidos

mulher e homem tomando bebida alcoolica

Com a ingestão de grande volume de bebida alcoólica, o corpo não entende o excesso de líquido e estimula a diurese, processo de eliminação de água pela urina. Por isso você precisa ir constantemente ao banheiro quando está tomando aquela cervejinha.

O problema é que a diurese aumentada induz a uma desidratação séria no organismo, que é uma das principais causas da ressaca na manhã seguinte.

Na tentativa de proteger da desidratação, o corpo estimula a retenção hídrica – que é tão comum no dia seguinte às festas.

Além disso, o consumo de álcool normalmente é acompanhado da ingestão de petiscos com alto teor de sódio, como queijos, embutidos e salgadinhos, estimulando ainda mais a retenção de líquidos.

Como posso combater a retenção de líquidos?

mulher evitando a retenção de liquidos

Primeiro, é importante fazer mudanças no estilo de vida! A alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são dois fatores essenciais para o bom funcionamento do sistema circulatório. As dicas abaixo vão te ajudar a evitar a retenção hídrica.

Beba água! Pode até parecer contraditório beber água quando você está sofrendo com o acúmulo dela no seu corpo, mas este hábito é eficaz para prevenir os inchaços. Lembra que a desidratação, desencadeada pela bebida alcoólica, pode induzir a retenção de líquidos? Pois é, se hidratar enquanto está bebendo álcool vai sinalizar para o seu organismo que não há necessidade de reter água.

Evite alimentos ricos em sódio. Embutidos e outros alimentos ultraprocessados, por serem ricos em sódio, promovem a retenção hídrica. Evitá-los pode te ajudar a fugir dos inchaços.

Consuma alimentos ricos em vitaminas B. Uma excelente dieta para combater a retenção de líquidos deve ser rica em vitaminas do complexo B, pois elas são essenciais para o bom funcionamento do sistema circulatório. Os vegetais folhosos e suplementos alimentares podem te ajudar a obter os níveis adequados dessas vitaminas.

Consuma diuréticos naturais! Bebidas diuréticas são excelentes aliadas para combater a retenção hídrica e acabar com o inchaço, pois eliminam o excesso de líquidos através da urina.

Aqui vai a dica de ouro: A Pharmapele tem expertise no desenvolvimento de fórmulas com diuréticos naturais. Conheça:

DREN-UP drenagem linfática: rico em diuréticos naturais

Dren-up Drenagem Linfática é composto pelos extratos secos de hibisco, figueira da Índia e gengibre – fitoativos com potente efeito diurético. Eficaz para eliminar o excesso de líquidos e melhorar o funcionamento do sistema circulatório.

Extrato seco de hibisco (Hibiscus L.): O hibisco érico em antocianidinas com ação diurética e vasodilatadora.

Extrato seco de figueira da Índia (Opuntia ficus indica): A figueira da Índia é um tipo de cacto rico componentes de ação diurética.

Extrato seco de gengibre (Zingiber officinale): O gengibre é rico em óleos essenciais e o seu principal marcador, proporciona ação termogênica, anti-inflamatória e ativadora da circulação que ajuda na redução do inchaço e na aceleração do metabolismo para a queima de gordura.

O seu fígado também precisa de cuidados no pós-carnaval. Como posso proteger meu fígado?

É muito importante reforçar os cuidados com o fígado após a alta ingestão de bebidas alcoólicas. Nos últimos anos, o detox hepático tem ganhado destaque, com a finalidade de eliminar as toxinas que podem se acumular no fígado e comprometer a sua saúde a longo prazo.

A Pharmapele conta a fórmula Ultimate Detox Sachê, rica em agentes antioxidantes e ativos que reduzem os danos ao fígado causados pelos radicais livres – que são resíduos nocivos produzidos pelas reações das nossas células. Também possui biocomponentes que melhoram o metabolismo energético, reduzindo o acúmulo de gordura e restaurando a função hepática. Conheça mais sobre os ativos do Ultimate Detox:

Silimarina: Melhora a saúde do fígado através dos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

SAMe: Combate os radicais livres não só no fígado, mas em todo o organismo.

NAC: Defesa antioxidante.

Coenzima Q10: Seu efeito hepatoprotetor está relacionado às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Vitaminas do complexo B: Metilfolato (vitamina B9), nicotinato de Inositol (vitamina B3), piridoxal-5-fosfato (vitamina B6) e metilcobalamina (vitamina B12) têm efeito importante no metabolismo hepático e reduz a deposição de gordura no fígado.

Vitamina E: Potente efeito antioxidante, atuando contra o estresse oxidativo no fígado.

Betaína e colina: Efeito positivo no metabolismo hepático. A suplementação de betaína e colina é importante para restauração da função hepática.

L-metionina: Aminoácido essencial cujo metabólitos estão envolvidos em diversos processos fisiológicos, incluindo as funções celulares, imunes e nervosas. É um potente agente antioxidante usado no reparo da função hepática.

L-carnitina: Outro aminoácido essencial importante para a saúde hepática por ter um papel chave no metabolismo energético. Associada ao magnésio, é utilizada para redução de gordura no fígado de pacientes com esteatose hepática.

Zinco: Reduz o estresse oxidativo no fígado.

Você pode adquirir qualquer uma das fórmulas na Pharmapele mais próxima de você ou através do nosso site.

Confira conteúdos relacionados:

Remédio manipulado: um super aliado para emagrecer com saúde